Neste final de semana Ouro Preto terá a honra de assistir a estréia nacional do curta-metragem O CARA PASSA.
A partir de uma parceria entre o “Ponto de Cultura Timbalê”, projeto do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Ouro Preto, e a “MEIA MEIA MEIA Besta é tu! Artigos para festa”, produtora de audiovisual e afins, foi realizado na cidade de Ouro Preto o curta-metragem O CARA PASSA, sob direção de Maria Clara Teixeira e Necésio Pereira.
O filme aborda questões pertinentes à nossa sociedade, como a vigilância pública, a mendicância, o transporte, a mídia, as relações familiares, entre outras. Todas as cenas foram filmadas na cidade de Ouro Preto contando com atores da região e colaboração de inúmeros moradores da cidade. Uma obra apresentada por olhares cotidianos: uma ficção-documental que mostra flagrantes feitos por câmeras de segurança e de celulares denunciando o quanto ficção e realidade se confundem.
A estréia nacional de O CARA PASSA contará com a presença de todos os atores, produtores, realizadores e demais envolvidos no projeto, e convida a comunidade em geral, que teve papel tão importante na execução do filme, já que a maioria das cenas foram rodadas nas ruas da cidade, tendo a interação dos transeuntes. Destaque para a dança no ponto de ônibus do bairro São Cristóvão, e para a briga de mulheres que acontece na feira da Barra.
Além de O CARA PASSA, o público terá a oportunidade de assistir ao filme paralelo a ele, o “PARA CAÇA:”, um tipo de making of, que mostra opiniões de pessoas diversas, em tom documentário e ficcional, sobre os temas apresentados pelo filme principal. Ele será exibido logo após o curta-metragem.
A estréia nacional contará com duas exibições: uma na próxima sexta-feira, dia 13, às 23h no Cine Vila Rica; e outra no sábado, dia 14, 19h no Anexo do Museu da Inconfidência. Ambas as sessões têm entrada franca.